quinta-feira, 15 de abril de 2010

"O que é sexismo?" - aula número 01

Longe de mim querer ser Betty Friedan ou Gertrude Stein ou Simone de Beauvoir ou Kathleen Hannah (Hey giiiiirlfrieeeeend!), mas é sempre bom fazer um exercício, olhando em nossa volta, e pensar: "puxa, será que isso é machista?". É uma forma de treinar nosso cérebro para as tentações do pseudo-feminismo (oi, Carrie Bradshaw, estou olhando pra você, queridinha), estudar mais esse assunto que tanto nos é interessante ou simplesmente chacoalhar a cabeça e pensar que, com tanta gente idiota no mundo, o fim está próximo mesmo. 2012 está aí, fellas.

Por isso, decidi inaugurar essa seção no McP em que eu, humildemente, tento explicar algumas coisas que eu vejo por aí à luz do meu próprio discernimento. Ou, como diria o internetês americano, um "facepalm" - aquela palmada na testa que antecede o "dããããr".

Bem, pra começar a aula de sexismo, digam-me o que está errado nisso aqui:

Um mês sem homem.com.br

Nós temos a presença ilustre de duas humoristas globais pra dar mais credibilidade ao projeto, afinal, são duas mulheres bonitas, bem humoradas, bem sucedidas, famosas e bem vestidas convidando você a dizer "ei, amiiiiga, o que você vai fazer nesse um mês que seu namorado/marido/ficante/amado/amante/stalker vai ficar prestando atenção só na Copa do Mundo e não em você, heeeeein?"

Daí, as mocinhas devolvem com propostas de "saia por aí gastando o dinheiro dele fazendo compras" ou "saia com as amigas e aproveitem a noite na buatchy!" e até tem aquelas que não veem esse momento com uma visão tão otimista e positiva e recomendam: "amigá, não se engane! seu homem não vai estar pensando só em futebol! segure-o antes que uma vagabunda com uma camisa canarinho o roube de você!"

É um site lindo, cheio de mulheres com força de vontade, certas de si, bonitas, algo que Bridget Jones e as garotas de Sex and the City amariam fazer parte!

Mas precisamos ir mais a fundo. Analisar melhor a situação. Para essa primeira aula, faremos algumas perguntas básicas:

1-) Por que é que apenas "eles" vão aproveitar o mês de julho para assistir jogos intermináveis de futebol? Será que não há, por aí, uma só mulher que na verdade gosta do esporte futebol (sim, não valendo aquela de "gosto de ver as pernas dos jogadores") e vai assistir aos jogos por sua livre e espontânea vontade?

2-) Por outro lado, será que não existe um só homem que não dá a mínima pra futebol e vá preferir passar o mês de julho fazendo qualquer outra coisa em vez de ficar sentado à frente da TV com uma cerveja na mão gritando "Dunga filho da puta!"?

3-) Resumindo, será que o binômio "todo homem gosta de futebol - toda mulher odeia futebol" é verdadeiro?

4-) Em seguida, o depoimento das mulheres do site levam à "pequena" impressão de que fazer compras, sair com as amigas, ou fazer seja lá que elas propõem no site acontecerá apenas porque os "seus homens" não vão estar por perto. Isso me permite perguntar, elas se sentem proibidas de fazer essas coisas quando os homens estão por perto? Se elas não o fazem, o QUE elas fazem quando eles estão por perto? O que ELES querem?

5-) Essa procura por uma alternativa ao que fazer quando os homens estiverem ocupados com o futebol não se compara, assim, de leve, a crianças que são largadas no playground do prédio enquanto os adultos estão fazendo coisas importantes? Estariam essas mulheres se infantilizando e diminuindo o que elas fazem em comparação ao que é verdadeiramente importante, ou seja, o que os homens vão fazer?

Essas 5 perguntinhas básicas já serviriam para que eu classificasse a proposta do site como sexista - se não idiota e imbecil - de acordo com meus padrões. Agora, vocês façam esse exercício e respondam a si mesmas. O que acham?

Até a próxima aula, beibes!

4 comentários:

P. June disse...

Vão, mulheres, gastem os cartões de crédito dos homens e concorram a viagens para a Copa, porque afinal, mulher não entende de futebol e só sabe fazer compra em shopping.

Se eu tivesse cartão de crédito Visa, depois dessa mandava cancelar.

Repare no comentário mais votado, de um escroto dizendo "Aproveitem que o macho tá ocupado e se divirtam com o que vocês fazem de melhor: Cozinhar, Lavar e Passar! Na Copa é fundamental usarmos a camisa Pentacampeã de 2002 pra dar sorte, assim como ter a casa limpa pros amigos e petiscos pro churrasco pós-jogo".

Sim, esse é o comentário mais popular - 1108 votos.

E eu desconfio que mais mulheres do que homens entrem nesse site estúpido.

Cris disse...

Eu já odiei futebol! Com todas as minhas entranhas. Até o dia que vi um jogo do Fluminense e passei a torcer pelo time! Estranho como a gente pode mudar de opinião e feliz daquele que muda de opinião...

Bjs

Mallika disse...

Não sei afirmar se isso rola com as lésbicas, mas minhas amiga hetero comumente baseiam seus programas nas necessidades/interesses de seus ficantes.
Eu só lamento!
Muito bom o post.
Xêro!

P. June disse...

Eu imagino que muitas lésbicas também façam isso...

 
Blogger Templates by Wishafriend.com