quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mapa da Homofobia, Glee, Pornôs e outras coisas

Vi uma notícia no site da Globo, dizendo que farão aqui em São Paulo um mapa para combater os pontos onde acontece mais crimes homofóbicos. A pesquisa só será concluída em 2010, mas eles já prevêem que o centro da cidade - principalmente a região da Paulista, e mais precisamente ainda, na Augusta - são pontos que devem ser monitorados.
Ora, demorou pro pessoal perceber que, puxa, ocorrem agressões a homossexuais todos os dias no centro da cidade. Aliás, o que precisamos é de uma campanha maciça, que aconteça no país todo, de conscientização dos direitos LGBTT. Não basta dizer que vai monitorar um lugar, e pessoas continuarem morrendo em outro. Pior ainda: não adianta dizer que vai monitorar se o descaso e o preconceito partem também daqueles que deveriam estar nos protegendo.

Mas daí, se formos falar do descaso da polícia, já vira um outro post gigantesco... eu e meu celular roubado que sabemos!

E como cada passo dado, por menor que seja, deve ser comemorado, então... vamos esperar que as coisas comecem a mudar, né?

---

E mudando totalmente de assunto, estou viciada em um seriado de TV! Ah, isso não acontecia fazia tanto tempo. Desde quando The L Word foi perdendo a graça, e de quando meu ex-colega de trabalho parou de comprar os DVD´s do The Office eu não me empolgo tanto.

O nome da maravilha da FOX é Glee. É uma criação de Ryan Murphy, produtor televisivo gay assumido que também fez as ótimas Nip/Tuck e Popular (ai, gente, eu também amaaaava Popular!).
Murphy decidiu juntar todas as coisas que fazem parte dos seus seriados e de seu ser e criou o seriado perfeito, que mistura dramas adolescentes, dramas adultos, relacionamentos, uma pitada de humor e sarcasmo e... BROADWAY!
Então Glee trata de um grupo de alunos losers de um colégio e de um professor igualmente loser de espanhol que se juntam e resolvem dar continuidade ao "glee club" (espécie de grupo de coral) da escola, que fooooi famoso lá no tempo de mil novecentos e guaraná com rolha. O problema é que os alunos são super diferentes e estão no glee club por inúmeros motivos diferentes, cada um pertence à sua "tribo" e parecem não querer se dar muito bem. Temos o garoto "bichinha" que é zuado por todos os jogadores de futebol da escola e usa roupas de marca, temos o nerd de cadeira de rodas, a gótica que canta "I kissed a girl" no teste pra entrar no clube, a gordinha negra cheia de poste e atitude, uma garota criada por dois pais que sonha em ser cantora da Broadway um dia e o jogador de futebol que só se juntou a eles porque foi obrigado pelo professor mas que secretamente sempre quis ser músico. Turma bizarra, não?
O que é apaixonante em Glee até agora - estamos no sexto episódio da primeira temporada - é não só o apelo popular do programa, que utiliza de sarcasmo, ironia, humor colegial e músicas pop contemporâneas e clássicas pra atrair o público, mas da forma que ele mostra os personagens como puros estereótipos da sociedade, como os que encontramos em qualquer American Pie da vida, pra depois ir desconstruindo-os pouco a pouco. E esses personagens nos surpreendem às vezes. Quem assistir vai saber do que estou dizendo. ;)

E ok, Glee é só mais um seriado engraçadinho para adolescentes. Ou talvez não. Mas o que é legal é sentir nas entrelinhas as mensagens que Ryan Murphy quer passar - que vão além do usual "você pode ser o que você quiser ser, é só acreditar". E claro, ver o pessoal interpretando músicas como "Rehab" da Amy Winehouse versão musical da Broadway. Um luxo!

Assistam um preview de Glee aqui no Vimeo, porque a rede do meu trabalho odeia o youtube. =(


E ainda falando de seriados, "Anyone But Me", também conhecido como o seriado-teen-com-o-casal-de-lésbicas-mais-fofo-e-sexy-ever, está de volta em dezembro. Yay!!!

---

E pra encerrar o post bem, vão até o Parada Lésbica descobrir o que a Rapha do Fala Rapha aprendeu com filmes pornôs com lésbicas. É engraçadíssimo!

Beijos a todas, e eu volto! (Daqui a um mês de novo... =P)

4 comentários:

Fala Rapha disse...

Essa Rapha é gente boa né? Rapá e criativa tbm. hohohoho. eestou de olho em Glee tbm, adoro música.

beijo

P. June disse...

As principais agressões a homossexuais ocorrem nos maiores pontos de concentração de homossexuais, é claro. Eu concordo, não adianta nada por mais policiais nessas áreas - essa é uma solução precária. O que de fato é necessário é EDUCAR as pessoas, ERRADICAR O PRECONCEITO.

Nhaaaa, ainda num consegui assistir Glee, mas eu vou conferir =)

E a Rapha é GENIAL! huahauhauhauhau!!!

Mallika disse...

Será que esse mapa tá rolando mesmo??
Devia ter um na minha city tb...

Eeeeei, saudade dos seus posts.
Xêro!

Luciana disse...

É ridiculo se pararmos para pensar que uma atitude como essa é realmente necessária. Seres humanos, sempre me envergonhando.

 
Blogger Templates by Wishafriend.com